Um evento em Campinas (SP) no último dia 25/01 apresentou uma das inovações nessa área: a primeira “Porteira Robô” do mundo. Batizada de “Hellô”, a assistente virtual foi desenvolvida pela startup Homebook, empresa graduada pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp.
Mas, afinal, o que é e o que faz essa Porteira Robô?
Equipada com inteligência artificial de ponta, com seus algoritmos capazes de elevar a eficácia de funcionamento a patamares nunca vistos, a tecnologia promete ser um divisor de águas no mercado e na rotina dos condomínios.
Segundo o criador da Hellô, a porteira robô atende o visitante, registra o seu nome, CPF e foto, chama o condômino por videochamada ou grava recado se estiver ausente, abre o portão por biometria facial, avisa se a porta ficar aberta, notifica o disparo dos alarmes de invasão, de cerca elétrica, de incêndio ou de elevador travado.
Também faz a reserva de espaços coletivos, registra ocorrências, avisa o recebimento de encomendas, envia comunicados, monitora as câmeras de segurança 24 horas e, se for necessário, notifica situações de pânico durante o reconhecimento facial ao ingressar no condomínio.
A economia significativa gerada com a robotização de sistemas e a plena integração com a IoT (Internet das Coisas) farão com que várias tarefas que antes dependiam dos porteiros ou até mesmo do síndico sejam automatizadas, como: portões, alarmes, sensores, iluminação, motores, exaustores, bombas d’água, sensor de nível de caixa d’água, ar-condicionado, iluminação, etc.
Estamos diante de um futuro iminente, com soluções avançadas e a perspectiva real de uma redução significativa de custos e mudanças nas relações de trabalho. Esta e outras inovações devem estar no radar de todos os síndicos e administradores de condomínios.