Faça o monitoramento da qualidade da água que é distribuída para os moradores do seu condomínio, garantindo consumo seguro na torneira de todos.
Garantir a saúde, a segurança e o conforto dos moradores é uma das atribuições da administração do condomínio. E dentro desse recorte, fazer o controle de qualidade da água é essencial.
A qualidade da água potável deve seguir alguns pré-requisitos para, assim, não haver adoecimento da população. O recomendado é fazer a análise de qualidade a cada 6 meses, na sequência do serviço semestral de limpeza de caixas d’água do condomínio.
Fazer o controle de qualidade da água é uma forma de garantir que os moradores do condomínio estão recebendo água potável e livre de impurezas, como os compostos benzeno, tolueno, etilbenzeno e os xilenos. Esses compostos podem vir de vazamentos no caminho que a água faz até o reservatório do condomínio e essas alterações podem comprometer a potabilidade da água, sendo assim, prejudicial à saúde.
Além disso, fazer a análise da qualidade da água é também uma forma de identificar bactérias e compostos químicos que podem ser nocivos. Porém, mesmo que eles não façam mal à saúde é necessário controlá-los para não virar algo grave futuramente.
Não é recomendável realizar o serviço de limpeza de caixas d’água por conta própria ou zelador, ou seja, sempre opte por empresas especializadas, que possuam, principalmente, alvará da Vigilância Sanitária e sigam as normas técnicas.
As próprias empresas que realizam a limpeza de caixa d’água também se propõem a fazer a análise de potabilidade, mas o ideal é que a análise seja feita em laboratório independente.
O condomínio também deve ter cuidado com os reservatórios e com os ramais de distribuição da água dentro do empreendimento. Afinal, a salubridade das instalações é uma responsabilidade da administração.