Teve início no dia 1º de agosto o CENSO DEMOGRÁFICO 2022, com prazo final de coleta das informações até outubro.

Realizado pelo IBGE, o censo produz informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada.

O IBGE tem sua fundamentação operacional baseada nos Princípios Fundamentais das Estatísticas Oficiais e no Código de Boas Práticas das Estatísticas que garantem a independência estatística e a confidencialidade dos dados.

A Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968, que dispõe sobre a obrigatoriedade de prestação de informações estatísticas, assegura o caráter sigiloso das informações prestadas:

Art. 1º – Toda pessoa natural ou jurídica de direito público ou de direito privado que esteja sob a jurisdição da lei brasileira é obrigada a prestar as informações solicitadas pela Fundação IBGE para a execução do Plano Nacional de Estatística (Decreto-Lei no 161, de 13 de fevereiro de 1967, Art. 2º, § 2º). 

Parágrafo único. As informações prestadas terão caráter sigiloso, serão usadas exclusivamente para fins estatísticos e não poderão ser objeto de certidão, nem, em hipótese alguma, servirão de prova em processo administrativo fiscal ou judicial, excetuando, apenas, na que resultar de infração a dispositivos desta lei.

De acordo com essa lei, as respostas ao questionário do Censo 2022 são absolutamente confidenciais e serão usadas exclusivamente no preparo de cadastros e séries estatísticas.

Os recenseadores trabalham uniformizados com colete e boné azul, crachá de identificação devidamente à vista do entrevistado, computador de mão para coleta dos dados e seguindo os protocolos sanitários vigentes, em virtude da permanência de transmissão da COVID-19.

Além disso, em caso de dúvidas sobre a identidade do recenseador, é possível confirmar sua matrícula por meio do canal oficial do IBGE: https://respondendo.ibge.gov.br/entrevistador.html.

Se ainda assim o morador não se sentir confortável, poderá responder o questionário via internet ou telefone: respondendo.ibge.gov.br / 0800 721 81 81.

Com essas informações, deverá ser autorizada a presença do recenseador e os moradores orientados a atender sua visita.